quinta-feira, 24 de novembro de 2011

resumo de biologia

1ª lei de mendel
é aquela velha história de
Aa x aa
Aa, Aa, aa, aa
[...]
Aa x Aa
AA, Aa, Aa, aa
[...]

heterozigoto = Aa
homozigoto = AA, aa

probabilidade
P - evento - = numero de eventos favoraveis / numero de eventos possiveis

regra do E
p1 x p2

regra do OU
p1+p2

exemplos regra do E:
calcule a probabilidade de um casal heterozigoto para um determinado carater ter uma criança recessiva E do sexo masculino
Aa x Aa
AA, Aa, Aa, aa
1/4 é recessivo
1/2 é masculino (só tem 2 opções, masculino ou feminino)
1/4 x 1/2 = 1/8

exemplo regra do OU:
numa população de 1000 ratos, existem 50 albinos com cauda e 200 cinxentos sem cauda. qual a propabilidade de retirar 1 rato dessa população q seja albino ou sem cauda?
50/1000 (albino)
200/1000 (sem cauda)
50/1000 + 20/1000 = 250/1000 = 25/100 = 1/4

Alelos multiplos grupo sanguineo

A = Iai / IaIa
B = Ibi / IbIb
AB = IaIb
O = ii

O pode doar p todo mundo
AB pode receber de todo mundo

exemplo: um homm do grupo sanguineo AB é casado com uma mulher cujos avós paternos e maternos pertencem ao grupo sanguineo O. esse casal poderá ter descendentes apenas:

IaIb x ii
Iai, Iai, Ibi, Ibi
só do sangue A e B :D

Fator RH

RH+ = Rhrh / RhRh
RH- = rhrh

o cruzamento é igual oq eu ja fiz em cima...

Cromossomos sexuais

XX = mulher
XY = homem
herança ligada ao sexo = ligada ao X, a mulher tem o gene p doença mas nao é doente, só passa pro homem e ele pega a doença

Daltonismo = troca as cores
Hemofilia = a ferida n fecha, sangra até morrer

normal = XDxd / XDXD / XDY
doente = XdXd / XdY

exemplos:

uma mulher de visão normal, cujo pai é daltonico, casou com um homem de visão normal, qual a probabilidade de crianças daltonicaS??

XDXd x XDY
XDXD, XDY, XDxd, XdY

1/4... ou 1/2 dos meninos.

corpusculo de barr

é um X inativo e condensado na célula somática da mulher, geralmente na membrana nuclear

domingo, 20 de novembro de 2011

Resumo para prova trismestral de literatura

Arcadismo é contra o barroco, quer equilibrio, clareza, simplicidade
acharam isso no campo, q é a arcádia, por isso o nome...
bucolismo = valoriza o campo

a igreja perde poder, ja q viram q ela é malandra e só queer $$

tem 5 clichês: carpe diem = aproveitar a vida
fugere urbem = fugir da cidade, vai pro campo
inutilia truncat = corta o inutil, fica só com oq é bom e pa
aurea mediocritas = equilibrio aureo, sem o caos da cidade
locus amoenus = lugar ameno/tranquilo = campo

as amadas sao idealizadas como deusas = mitologia

Marilia de dirceu tem 2 partes: antes e dps da prisao do autor
ele é apaixonado por uma adolescente e ele é velho

da a entender q ela é perfeita, tem saudade dela, mt emoção, quer se mostrar o bonzão p namorar ela, mas ainda tem o campo.

foi chamado de pré-romantico pq ele deixa a razão de lado e vai mais pro lado romantico
na 2ª parte q ele ta preso e longe da amada, ele fica melancolico, pessimista, quer morrer, por isso é + romantico ainda

RomantismO
começou com o iluminismo, q deu origem a revolução francesa
burguesia quer o poder e acaba com o absolutismo
o marco inicial da rev. é a tomada da bastilha
napoleão se destacou nas guerras e se tornou imperador, mas quis dominar o mundo e perdeu na batalha de waterloo

+imaginação, idealização da amada, quer liberdade, sonho, loucura

~MINERAÇÃO ~ familia real de port vem pro brasil, incentiva a modernização em arte cultura e pa

1ª escola literaria dps da independencia, isso exp,lica o nacionalismo

no brasil tem 3 fases:

1- indiana > iracema, nacionalismo = valoriza a terra, indianismo = fala dos indios, valoriza os nativos, regionalismo = valoriza regiao, panteismo = td é deus [...] GONÇALVES DIAS

2- byroniana > tristeza, tedio, quer morrer p acabar com a solidão, amada MUITO idealizada, angustia, sofrimento [....] ALVARES DE AZEVEDO

3- condoreira > busca pela liberttação dos escraos, lei áurea, amada menos idealizada, é + sensual e real [...] CASTRO ALVES

Resumo para prova trismestral de química

Resumo para a prova trimestral de Química
Feito por HELEN

1 mol = 6x10²³ moléculas/átomos
2 mols = 12 x10²³ moléculas/átomos

N (quantidade de mol) = M (em grama) / M (em g/mol)
EXEMPLO PROS PERDIDOS:
M (em g/mol)
H2O >>> H =1u  O = 16u
2+16 = 18g/mol é a massa de H2O
-
Quantos mols de H2O tem em 360g de água?

N = 360/18 = 20 mols
N (quantidade de mol) = M (em grama) / M (em g/mol)

Para saber quanto de tal elemento tem na substancia:
Mt/100% = M do elemento/ x
m= massa
mt= massa total da substância

EXEMPLO:
Qual a proporção de H em C2H6?
C=12u H =1u.... Mt = 24+6 = 30u
30/100% = 6/x
30x = 600%
x=20%
Determinar formula mínima
divide o Maximo possível, até não dar mais por ex: C4H10 >>> C2H5

Pressão, volume, temperatura
p1.v1/t1 = p2.v2/t2
t= sempre em kelvin = ºC + 273
pv = nrt
r= sempre 0,082
n = qnt de mol
t= temperatura
v= volume
p = pressão em atm... se tiver em mmHg, multiplica por 760

1 mol na CNTP faz 22,4 L
2 mols fazem 44,8 [...]

Pressão de 1 só gas: p1 = x1. Pt
Fração de um gás (X) = N1 / Nt

p1 = pressao de 1 gás
x1 = fração do gas
N1 = qnt de mol de 1 gás
pt = pressão total
nt = total de mol


Cálculo estequiométrico é um tanto dificil de explicar. tem sempre uma proporção... acho q isso só refazendo exercicio mesmo

Dica sobre reagente em excesso: vc vai saber quem ta em excesso pq nunca pode faltar, sempre sobrar, da pra perceber isso nos exs da apst
e quando for fazer a proporção,não faz com o numero em excesso, faz como se ele nao tivesse em excesso

Helen: AF EU SOU UMA BOSTA P EXPLICAR. QLQR DUVIDA AMANHA ME PERGUNTEM.
Contato por: facebook [Helen Ribeiro] ou MSN [helenribeiro16@hotmail.com] 

QUEM QUISER O DOCUMENTO NO WORD ME AVISA NO GRUPO, TKS

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Respostas do Questionário de Religião

1. Explique o conceito de outreidade .
Tentar compreender ou ir de encontro ao Outro, ter uma ligação com ele. Entre dois homens há um abismo, um infinito. Nós queremos ou sentimos a dor do Outro, porque queremos sentir, queremos nos relacionar com os Outros, o que nos acrescenta conhecimento. Significa colocarmo-nos no lugar deles, valorizando-os e dialogando, tentando entender esse outro lado, intervindo no nosso modo de pensar, agir e sentir, entendendo as diferenças e identidades. Sempre vamos depender de alguém para nos adaptarmos ao mundo em que vivemos, não pensando só em nós mesmos.

2. Qual é a diferença fundamental entre o pensamento de Kant e os filósofos que o antecederam?
Socrates, Platão, Aristóteles tinham certeza de que aquilo que viam era exatamente como as coisas são, diferenciando apenas da noção de onde elas teriam vindo (Platão: Idéias; Aristóteles: Motor imóvel)

Kant coloca uma dúvida sobre como conseguimos ver essas mesmas coisas (acontecimentos, objetos, mundo) da forma como elas realmente são, pois tudo o que se vê, é compreendido pelos esquemas mentais e conceitos já presentes na pessoa. Ele juntou o racionalismo com o empirismo.

3. Segundo o pensamento kantiano. O pensamento possui limites?
Sim, pois só podemos conhecer o que é chamado de fenómeno, apresentados em um espaço e tempo. A ideia de que Deus existe não pode ser considerada fenómeno e sim númeno, já que é impossível representá-la em um espaço e tempo, portanto não podemos ter certeza se Deus existe.

4. Qual é a relação entre o exemplo da fotografia e a forma de conhecimento proposta por Kant?
o conhecimento que temos surge primeiro da nossa percepção (sentidos), que determina a forma como percebemos a realidade, e passa por um filtro logo após (o filtro da razão), como a lente de uma máquina fotográfica. Essa lente é a noção de tempo e espaço que está dentro de nós, na nossa consciência. O conhecimento só é possível se os objetos da experiência (fenômenos) forem dados no espaço e no tempo.

5. Qual é a relação entre percepção e razão em Kant?
Só devemos acreditar nas coisas que as percepções (sentidos/noção de espaço e tempo) nos proporcionam, já que a razão não consegue explicar os númenos, que não podem ser tocados, vistos, ouvidos etc.


6. Qual é a relação de Kant com a metafísica?
Ele se opõe a ela e diz que a metafísica (o que vai alem da física) cria antinomias, que são conflitos entre 2 afirmações contraditórias, sem chegar a uma verdade certa, por falta de possibilidade de experiencia.

7. Defina lógica
Trata-se de uma teoria clássica para explicar como é formulado o raciocínio humano. Tem dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição. A partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão.

8. Explique a afirmação de que " a lógica se preocupa da estrutura formal do pensamento"
Estuda-se a estrutura e os princípios da argumentação e não o conteúdo.
Todo homem tem um carro pink
Eu sou homem
Logo, Eu tenho um carro pink

9. Defina indução
Analise de casos individuais que se repetem
Todo 100ml de agua a 100ºC evapora

10. Defina dedução
conseqüência de um raciocínio
x=y...... z=y....... logo, x=z


11. Defina analogia
É uma comparação entre termos
Se aquela morena consegue correr daqui até o rio, esta também consegue

12. Defina e identifique extensão e compreensão
Extensão = é o alcance que tal termo da proposição alcança, por ex: árvore, tem bilhões no mundo, se vc fala arvore vc fala das 2378276833 q existem
Compreensão = se vc especifica tal termo, tem mais entendimento e menos alcance
Por ex o limoeiro do meu quintal, é mais especifico doq ‘a arvore’ e doq ‘do mundo’

13. Explique a teoria das proposições
Toda proposição é o enunciado deum juízo, o encadeamento dos juízos é chamado de raciocínio.
Todo homem tem um carro pink >> proposição/juízo
Eu sou homem >> proposiçao
Eu tenho um carro pink >> raciocínio

14. Explique a doutrina do silogismo
Uma forma de raciocínio que partindo de uma premissa chega necwessariamente a determinadas conclusões
Todo homem é mortal > proposição
Sócrates é homem > proposição 
Logo, Sócrates é mortal > conclusão

15. Defina sofismas
São falsos logismos -ideias,logicas-, usados para provar argumentos mais descabidos
Todo homem é verde
Sócrates é homem
Logo, Sócrates é verde


‎16. Explicite, identifique e exemplifique as 3 leis da lógica formal
Lei da identidade = uma cosia é uma coisa, A=A
Lei da não contradição = uma coisa não é outra coisa… A é diferente de B
Lei do 3º excluído… não existe meio termo, as afirmações são falsas ou verdadeiras. A = B ou A é dif de B

17. Qual é a limitação da lógica formal?
As coisas estão sempre se modificando, entao é impossível A ser igual aA pra sempre. As coisas se transformam em outras. 

18. Explicite, identifique e exemplifique as 3 leis da lógica dialética
Lei da unidade e luta dos contrários = ao mesmo tempo tem união e oposição, a contradição faz parte das coisas.Lei da negação da negação = tese antitese e sintese (19), a negação faz surgir algo novo.

Lei da transformaçãoda quantidade em qualidade: a quantidade muda e a qualidade tb. a agua se aquece e via vapor.

19. Explique os conceitos de tese, antítese e síntese na lógica dialética
Toda definição é uma tese q tem algo delimitado e traz contradições, a partir das quais se elabora a negação, q é a antítese. O resultado entre o conflito da tese e antítese é a negação de ambas,a síntese.

21.Explique o conceito de verdade como " ALETHEIA"
É o que não pode ser esquecido, um fato histórico. Ligação entrwe o conhecimento verdadeiro e memoria.

22. Segundo o estudado em aula, desenvolva uma reflexão do conceito de aletheia e a formação da identidade do povo brasileiro
Todo brasileiro se orgulha por ser pentacampeão no futebol

23. Em relação ao pensamento socrático, se contrastado com o estudo da verdade desenvolvido em aula. Que podemos afirmar?
Ele saia pela rua fazendo dialogo e perguntas pro povo… cada um tinha seu ponto de vista, entao era impossível chegar a uma verdade certa e absoluta. Cada pessoa tem seu modo de pensar e as suas verdades.

24. Existe uma verdade? Por quê?
Não, pois as coisas mudam de acordo com o lugar e com o tempo.

25. Explique o conceito de " efeitos de poder"
Se tal pessoa tem o poder de mandar nos outros como um presidente ou qlqr politico, ela pode moldar o pensamento das pessoas, da nação. Obriga-as a seguirem suas leis e exige uma homogeneidade de pensamento. Não pode ir contra a vontade dele.
20. Explique o conceito de verdade como " VERITAS"
Tem a mesma raiz do verbo VER,, é ver com precisão, algo como ver p crer